Nutrição Clínica

BCAAs e prática de atividade física

O que são BCAAs? São agrupamento de 3 tipos de aminoácidos essenciais (que nosso corpo não é capaz de sintetizar e precisamos buscar na alimentação): Leucina, Valina e Isoleucina.

Aminoácidos são pequenas moléculas que se unem para formar proteínas. Dos 3 aminoácidos, a Leucina é o que possui mais poder sobre o plano anabólico, mas ela necessita dos outros 2 tipos para produzir uma ação durável.

Dos 3 aminoácidos, a Leucina é o que possui mais poder sobre o plano anabólico, mas ela necessita dos outros 2 tipos para produzir uma ação durável.

É muito grande o interesse dos esportistas por BCAAs, por eles influenciarem o turnover de proteínas, sendo capaz de favorecer a recuperação e o crescimento muscular. Além disso, servindo como fonte de energia, os BCAAs também podem aumentar a capacidade de realizar exercícios de longa duração.

Os níveis de Valina, isoleucina e principalmente Leucina, diminuem após a prática de exercícios de alta intensidade e longa duração, mesmo quando há um consumo elevado de proteínas na dieta.

Os BCAA’s são capazes de diminuir o tempo de restabelecimento e recuperação muscular, reconstruir as fibras musculares rompidas durante o treino, melhorando o desempenho durante o exercício, a resistência e sistema imune.

Estudos mostram que em praticantes de esportes de força, com os BCAAs, a resposta anabólica pós esforço não só é mais forte, mas também mais completa, aumentando efetivamente a massa muscular e reduzindo gordura, aumentando significativamente a força das coxas e do tronco.

Em praticantes de exercício de endurance mostra ser eficiente na proteção da integridade muscular no ciclismo, aceleração da recuperação e acentuação da perda de gordura e do ganho muscular entre nadadores, diminuição da sensação de fadiga em competidores de Caiaque e menor perda muscular entre praticantes de Trekking, diminuindo a perda de peso associada a falta de oxigênio na altitude, com aumento de massa muscular nos membros superiores.

A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas e ou práticas indicadas. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde.


Todas as informações e textos são produzidos por médicos contatados pela Farma & Cia. Fotos, por sua vez, são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.




Receba por email novidades e ofertas da Farma & Cia!

ajax-loader  enviando...