Os farmacêuticos e técnicos foram determinantes para manter aquecido o ritmo de contratações nas farmácias e drogarias. As duas categorias tiveram incremento de dois dígitos no volume de vagas disponíveis no setor na primeira quinzena de agosto, em relação ao mesmo período do mês anterior.
Segundo indicadores obtidos com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico, só o banco de dados da plataforma Infojobs contabiliza 13.960 ofertas de trabalho com carteira assinada. É um ligeiro aumento em comparação às 13.902 de julho.
Já a demanda por técnicos de farmácia teve alta de 11%, com 7.410 recrutamentos. Entre junho e julho, a representatividade desses profissionais no total de empregos abertos saltou de 35% para 48%, e agora avançou para 53%. Os farmacêuticos, por sua vez, respondem por 8% das vagas (1.110), mas o interesse por essa categoria avançou 10%.
Farmácias em busca de mais especialistas
Maior procura por serviços clínicos nas farmácias, incluindo testes rápidos da Covid-19. O advento de normas como a rastreabilidade de medicamentos e a logística reversa. Esses são apenas alguns dos fatores que estimulam as contratações de mão de obra mais qualificada no varejo farmacêutico.
“Tarefas como monitoramento de estoque, manipulação e controle de qualidade de medicamentos ganharam relevância nesse contexto e ampliam o nível de exigência técnica no ponto de venda”, avalia Ana Paula Prado, gerente nacional da Infojobs.
Quase metade dos técnicos (47%) tem salários a combinar e 29% conseguem acesso a remunerações de R$ 2.001 a R$ 5 mil. Já entre os farmacêuticos, 35% estão nesta faixa salarial e 42% podem combinar os ganhos.
Embora a procura de assistentes e auxiliares tenha reduzido 22%, esses trabalhadores configuram 40% do total de empregos (4.885). Gerentes de farmácia (313) e atendentes/balconistas (242) completam a lista. A seção de vagas do Panorama Farmacêutico apresenta mais detalhes sobre os processos seletivos.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Publicado em 22/10/2021