Doenças da Tireóide

A tireóide é uma pequena glândula localizada na base de nosso pescoço que tem a forma de uma borboleta. Ela tem uma importância fundamental em nossa vida. O hormônio produzido por ela nos dá a energia que precisamos para todo o nosso organismo funcionar harmonicamente. Por exemplo, ele influencia a velocidade de nossos batimentos cardíacos, o funcionamento intestinal, a renovação celular da pele, nosso estado de estar acordado e nossa disposição geral para as atividades do dia a dia.

Falaremos a seguir sobre as principais doenças que podem acometer a tireóide:

Hipotireoidismo

É uma doença na qual a produção de hormônios pela tireóide esta diminuída. Neste caso a pessoa pode começar a sentir-se basicamente sem energia, com mais sono que o comum, pele seca, intestino preso, raciocínio lento, aumento do volume do pescoço, batimentos cardíacos mais lentos. Este estado pode levar a outros problemas, como aumento do colesterol e piora do risco de doenças do coração. Tem um importante componente genético, portanto toda pessoa que têm parentes de 1º grau com hipotireoidismo deve fazer exames.

Hipertireoidismo

Neste caso, a produção de hormônios esta aumentada. Assim a pessoa fica 'acelerada'. Pode ter sintomas como agitação, irritabilidade, insônia, aumento do funcionamento do intestino, pele sedosa e sudoréica, tremor de extremidades, freqüência cardíaca acelerada, emagrecimento. Este estado pode levar a arritmias cardíacas e quando mantido por longo período, prejuízo ósseo. Também tem componente genético envolvido.

Nódulos Tireoidianos

Neste caso, a produção de hormônios está aumentada. Assim a pessoa fica "acelerada". Pode ter sintomas como agitação, irritabilidade, insônia, aumento do funcionamento do intestino, pele sedosa e sudoréica, tremor de extremidades, freqüência cardíaca acelerada, emagrecimento. Este estado pode levar a arritmias cardíacas e quando mantido por longo período, prejuízo ósseo. Também tem componente genético envolvido.

A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas e ou práticas indicadas. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde.


Todas as informações e textos são produzidos por médicos contatados pela Farma & Cia. Fotos, por sua vez, são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.




Receba por email novidades e ofertas da Farma & Cia!

ajax-loader  enviando...