Diabetes

O que é o diabetes?

A glicose é um nutriente que provém dos carboidratos e serve como principal combustível no fornecimento de energia para o funcionamento de nossas células. Em uma pessoa saudável, quando há ingestão de carboidratos, o pâncreas produz uma substância chamada insulina que "auxilia" na entrada da glicose nas células.

Diabetes é o prejuízo da entrada da glicose nas células com sua elevação na corrente sanguínea.

Quais os tipos de diabetes?


  • Tipo 1: Mais comumente surge na infância e tem como características a necessidade de tratamento com insulina desde o início do quadro, pois há destruição quase completa do pâncreas.
  • Tipo 2: Normalmente surge após os 40 anos, em pacientes obesos e com história familiar de diabetes. No início o quadro é de mais fácil tratamento, pois predomina o prejuízo na função da insulina, porém sua produção ainda acontece no pâncreas. Com o decorrer do tempo, estes pacientes também apresentam falência do pâncreas.

Complicações

A elevação dos níveis de glicose no sangue pode não apresentar nenhum sintoma durante muito tempo de doença, até anos. O problema de tudo isso é que silenciosamente, esta alteração vai causando danos a alguns órgãos e quando a doença se apresenta pode ser muito tarde no tratamento.

As complicações crônicas do diabetes podem ser:

  • Retinopatia: afecção da retina podendo levar a prejuízo visual e até cegueira.
  • Nefropatia: prejuízo da função dos rins que pode evoluir para insuficiência renal com necessidade de hemodiálise.
  • Neuropatia: patologia que afeta os nervos resultando em diversos sintomas como disfunção erétil, diarréia ou constipação intestinal, dormência ou queimação em plantas dos pés, com grande aumento de risco de úlceras e amputações de pés e pernas.
  • Macroangiopatia: o estado inflamatório crônico leva a aumento de aterosclerose e chance de trombose o que aumenta o risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Como Tratar?

O tratamento consiste em dieta saudável e equilibrada, atividade física regular, perda de peso se necessária, abstinência do tabagismo, uso de medicações orais ou injetáveis como insulina.

Hoje em dia temos uma ampla gama de medicações com eficácia importante contra o diabetes e as pesquisas têm mostrado muito desenvolvimento nesta área. Existe também como alternativa a cirurgia bariátrica metabólica, que na maior parte dos casos melhora dramaticamente o quadro de diabetes por vários anos.

A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas e ou práticas indicadas. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde.


Todas as informações e textos são produzidos por médicos contatados pela Farma & Cia. Fotos, por sua vez, são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.




Receba por email novidades e ofertas da Farma & Cia!

ajax-loader  enviando...