Cuidados com a Pele na Primavera

Estamos chegando na Primavera, tivemos um inverno muito atípico, com muito calor, baixa umidade, um nível acentuado de poluição, entre outros, e em consequência, sentimos uma agressão mais acentuada no nosso organismo, em especial, na nossa pele, que é o órgão que primeiro recebe todas essas alterações. Nessa época do ano é comum o ressecamento da pele e uma maior exposição ao sol, que é mais intenso.

Para cuidar da sua pele na estação das flores oriento para alguns cuidados importantes:

  • Limpeza de Pele − o rosto deve ser limpo duas vezes ao dia para remoção dos resíduos acumulados durante o dia como a maquiagem, oleosidade e sujeira. É importante lavar o rosto com sabonetes específicos para o seu tipo de pele e enxaguá-lo com água não muito quente. Evitar lavar o rosto com o mesmo sabonete do corpo, que em geral, são mais fortes para a pele facial que é mais delicada. Evite também buchas para lavar o corpo durante o banho banho,pois essas removem o manto natural de proteção e hidratação da pele, o manto lipídico.
  •  
  • Hidratação da Pele − para um aspecto de pele nutrida é fundamental hidratar a pele externamente e internamente. A hidratação externa se resume em banhos mornos ou frios (nunca quentes); rápidos e com sabonetes neutros; após o banho são bem-vindos loções ou cremes hidratantes com uréia ou lactato de amônia para o corpo e para o rosto indico um hidratante que apresente a vitamina C na sua composição, que é um potente antioxidante. A hidratação também deve ser feita de dentro para fora com a ingestão de muita água e uma alimentação rica em frutas e verduras.
  •  
  • Proteção Solar − deve ser rotina o uso do protetor solar (independente do tempo ensolarado ou nublado) para evitar queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele. O protetor solar dever ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao ar livre, em todas áreas expostas e devemos reaplicá-lo a cada três horas. Usar, se possível, chapéus com abas largas para a proteção do rosto, couro cabeludo e cabelo. Usar óculos escuros com proteção UVA e UVB.

São orientações profiláticas, entretanto, se algum problema persistir, procure o seu dermatologista para melhor análise.

A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas e ou práticas indicadas. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde.


Todas as informações e textos são produzidos por médicos contatados pela Farma & Cia. Fotos, por sua vez, são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.




Receba por email novidades e ofertas da Farma & Cia!

ajax-loader  enviando...